segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Bahia teve 93 mil ausentes em primeiro dia de Enem

O estado da Bahia teve 23,5% de abstenção no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Das mais de 398 mil baianos inscritos no exame, mais de 93 mil não compareceram nos locais de prova neste domingo (4).

A taxa de presentes foi de 76,5% (304 mil). No ano passado, a Bahia teve 32,40% de abstenções com mais de 158 mil ausentes.  A média da Bahia ficou mais de 1 ponto percentual abaixo da média do país, que registrou 24,9% em abstenções com mais de 1,3 milhões de ausências. Nacionalmente, a média foi a menor já registrada desde 2009.

O estado com mais abstenções neste ano foi Amazonas com 40 mil ausentes, 32,6% do total de inscritos. O estado com menor ausências foi o Piauí, com 18,5% dos 119 mil inscritos.

"O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

De acordo com o ministro, ações foram implementadas para reduzir o número de ausentes e o gasto desnecessário de dinheiro público. A exigência de mais dados dos candidatos que solicitaram isenção, por exemplo, foi uma delas. Quem solicitou o benefício e não compareceu aos locais de prova terá que justificar sua ausência se não quiser perder o benefício futuramente.


Entre 2013 e 2017, as ausências levaram a um prejuízo de quase 1 bilhão aos cofres públicos. Dos mais de 2 milhões de ausentes no Enem 2017, 84% estavam isentos e apenas 4.345 (0,2%) conseguiram justificar a ausência e garantir a isenção também em 2018.

Ao todo, 71 pessoas foram eliminadas no primeiro dia de prova, duas delas por uso de ponto eletrônico em Minas Gerais, duas por revista no detector de metal e 67 por descumprimeiro de regras gerais do edital, como sair do local de prova antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, dentre outros. No ano passado, o número foi de 273 pessoas eliminadas no primeiro dia. 

A interrupção de distribuição de energia elétrica impactaram diretamente na aplicação do Enem em 32 locais de prova, nas cidades de Porto Nacional, em Tocantins, e Franca, em São Paulo. Foram 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida.

Quem teve a prova interrompida poderá ter a reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro. Todos deverão comparecer às provas do próximo domingo (11) normalmente.

A aplicação da segunda etapa da prova de Ciências da Natureza e Matemática, acontecerá no próximo domingo, dia 11 de novembro. O candidato deve estar atento ao horário de verão. 

A prova do próximo domingo terá 5 horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

10 comentários:

  1. Q bom! Singnifica q é menos concorrente e sem dizer q eu amei o tema da redação, sopa no mel. Vou fazer a minha faculdade em 2019, pra isso estudei e estou encerrando o segundo grau esse mês. Tdu do meu agrado. Pois a pior coisa eh concluir e ficar de bobeira. Nos faz pessoas atrasadas. Pelo q vejo todo meu esforço vai valer a pena men.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentario, se todos pensassem assim essa cidade sairia dos posto da mais violenta.

      Excluir
  2. Enem esquerdopata tem coisa que não faz ssntido ter na prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esquerdotrapa? Ue,mas não era a direita que tava comandabdo o país.Nego não estuda e culpa a esquerda pela prova ruim kkkkkkkk

      Excluir
  3. Tem certeza que irá passar? Errando essas conjunções verbais? Menos concorrente ou menos concorrentes? Nos faz ou nos fazem? Poupe-nos.. ahhh valeu "man".

    ResponderExcluir
  4. Para a pessoa do primeiro comentario, errando as conjucoes verbais ou nao, desejo que voce passe e seja um universitario, boa sorte.
    para o ultimo, rs professor voce? e mesmo que seja o que tem de professor mal instruido rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver hoje qualquer um passa, e resulta em um mau profissional, até nas escola é assim são "empurrados".

      Excluir
  5. não sei pra que teve esse enem,vão privatiozar todas as universidade publicas ano que vem.Estão pretendendo isso desde do ano passado.Esse fpd não abrem mão das reaglias,mas fuder o povo eles sabem fazer bem

    ResponderExcluir
  6. PERDI PQ NO SITE DO ENEM ME COBROU TAXA DE INSETO NAO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR COMPROVEI MAIS NADA ADIANTOU ABSSURDO ISSO FIQUEI MUITO TRISTE.

    ResponderExcluir
  7. Lembrando que quantidade não é qualidade, 93 mil faltosos que somente iriam fazer número somente!!

    ResponderExcluir