terça-feira, 6 de novembro de 2018

Polícia Federal deflagra duas operações em Itabuna e outras cidades do sul da Bahia


Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas, denominadas Sombra e Escuridão e Elymas Magus, nas cidades sul baianas de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Camamu e diversas outras. Ao todo, 13 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Cerca de 140 agentes participam da operação, dentre policiais e auditores. 

O objetivo das operações é dasarticular duas organizações criminosas especializadas em fraudes a licitações e desvios de recursos públicos, e que atuavam em diversos municípios baianos. Em Itabuna, os agentes estiveram em uma construtora na Av. Ilhéus, no Centro da cidade, em uma residência no bairro Jardim Vitória e em um escritório na avenida Cinquentenário. Equipes da Receita federal e da Controladoria Geral da União (CGU) cooperam na ação. 

Em 2017, quando deflagrada a primeira etapa da Operação Sombra e Escuridão, a polícia constatou ação de uma organização criminosa que operava em, ao menos, quatro empresas constituídas em nome de laranjas, com a finalidade de fraudar licitações. De acordo com a CGU, os valores repassados pelas prefeituras às empresas investigadas, entre 2015 e 2017, ultrapassam os R$ 34 milhões. Os investigados responderão pelos crimes participação em organização criminosa, fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva e corrupção ativa.

31 comentários:

  1. CADÊ OS NOMES DESSES LADROES? TEM QUE DÁ NOMES POLICIA FEDERAL, SEI QUE VCS TEM CACIFE PRA ISSO, NAO DÁ OS NOMES AI ELES FICAM TODOS CANTANDO DE GALO, QUERO VÊ SE VCS NAO VÃO DÁ OS NOMES DESSA CORJA DE LADROES!!!

    ResponderExcluir
  2. Pega Fernando Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim chegou a vez de Itabuna, o dinheiro público estar desaparecendo e estar faltando tudo.

    ResponderExcluir
  4. Será que um forte da nova Itabuna ta no meio? Famoso da emasa,vive so de roubar

    ResponderExcluir
  5. basta a pf prender o temer, os senadores e deputados federais, depois os governadores e os deputados estaduais, depois os prefeitos e os vereadores, pronto justiça feita com todos os ladrões do dinheiro públicos, as empresas privadas entram nessa dança porque sem pagar propina serviço público nenhum libera serviços. se não fizer isso , certamente continuará com o ladrão do bolsonaro e os demais que o acompanham e assim sucessivamente, não tem jeito, enquanto político ladrão gastar mais na campanha do que recebe em seu salário nos 4 anos , lógicos que vão roubar.

    ResponderExcluir
  6. Sim verdinho de a matéria certa,em Buerarema!cadê lugar e pessoas?tive lá hj cedo e não notei operação alguma

    ResponderExcluir
  7. Kkkkk como sempre nao da em nada o homem cheio de processos ganhou pra prefeito foi julgado e absolvido pela própria justiça isso já virou brincadeira polícia investiga dias e noites mas as leis desse país não vale nada para quem tem dinheiro

    ResponderExcluir
  8. Sua batata está assando Cuma

    ResponderExcluir
  9. Uuuuuu Bambu tá gemendooooo

    ResponderExcluir
  10. TEM PEIXE GRANDE AQUI EM ITABUNA
    SO XARLANDOOOO COM CARRO DE 500 PAU

    ResponderExcluir
  11. Passa no vila Anália tem de quilo lá!!

    ResponderExcluir
  12. Prefeitura de Itabuna agora lotada de POLICIA FEDERAL KKKKKKKKKKKKKKKKK O BICHO TA PEGANDO 11:28hs

    ResponderExcluir
  13. Aqui em Itabuna BA Brasil funciona desta forma,a polipol investiga consegui as provas mas a justiça é comprada e lesada pelos administradores da promotoria.Tem prova maior o prefeito Fernando Gomes cheios de processos e nao deu em nada....iss e o Brasil que eu não quero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi fiado, Cuma tá pagando com o desfalque do lixo.

      Excluir
  14. PF SÓ PRA APARECER. PRENDER QUE É BOM , NADA.
    OPERAÇÃO SEM DÁ NOMES É CLANDESTINA.
    TODO MUNDO SABE QUEM ROUBA. TA NA CARA.

    ResponderExcluir
  15. A polícia tem de investigar uma quadrilha especializada em fraudes em empresas, onde atravez de laranjas compram e depois não pagam,estão fazendo isso de forma rotineira e a polícia não toma qualquer providência. os estelionatários principais onde vem fazendo de forma continua é um Saimom filho de Italo, que mora na nova Itabuna e tem uma quadrolha especializada junto com Everaldo do pontalzinho,o qual estão com a empresa preste a dar tombo com uma em empresa de nome VIVA BEM, FICANDO LOCALIZADA NA ESQUINA ATRÁS DA RUA ANONIO MUNIZ,E SEU PRINCIPAL RECEPTADO É PICA PAU(já um velho conhedi da policia, que costuma dar golpes em traudes de documentos e cartórios) de nome Rodrigona, o mesmo abastece a sua empreva na subida do hospital sta crus de nome Med saude.. policia acorda..

    ResponderExcluir
  16. Mostrar pra Fernando Gomes quem tem homem na cidade tava se achando um dono do mundo pior prefeito ladrao peseque trabalhadores federal neles..fora guma

    ResponderExcluir
  17. SOLTA OS NOMES PF !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. A Federal tem que fazer uma operação na emasa por que o ministério público estadual fez uma operação lá e afastou 10 funcionários. Mais pelo jeito não deu em nada. Porque os funcionários já retornou e tem um que já foi nomeado como chefe pelo atual presidente da emasa aí tem coisa entre esses dois pode investigar

    ResponderExcluir
  19. foram me chamar? eu vim o que que ha? cai na marreta do 25. fora Fernando gomes
    cheeeeeeeeeeeeeeeega
    roube menos por favor
    impeachment já!

    ResponderExcluir
  20. Peag Sérgio Christofer chefe da licitação em Itabuna ,estav e pobre e agora tá rico.

    ResponderExcluir
  21. Pega o ladrão do Fernando gomes federal

    ResponderExcluir
  22. Os capilezeiros do bonde de Itabuna estão
    Tudo foragido kkkk

    ResponderExcluir
  23. UIII QUE MARAVILHA ESTAR ACABANDO A LEI ONDE RICO ROUBA E FICA POR ISSO MESMO TEM QUE TRATAR TODOS IGUAIS BANDIDO CADEIA NELES.FALTA FERNANDO GOMES POLICIA FEDERAL VERBA ENTRA NEM CUIDA DOS BAIRROS,PONDO FUCIONARIOS PRA FORA PRA SOBRAR DINHEIRO ALGEMA NELE.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns polícia federal pelo o trabalho que vc com muita competência.e uma pena que estão investigando só a gestão passada.

    ResponderExcluir
  25. Cuma? Oices num mandaram me chamar?agora aguenta ainda tem mais dois anos pros professores público ficarem sem trabalho e sem dinheiro , estou agilizando minha fazenda la em conquista já demitir umas 600 pessoas e ainda tem mais para deixar o trabalho também....logo agora que esta chegando o décimo terceiro.... tá pensando o quê? Quem manda nesta porra desta cidade sou eu ...nem o ministério público não podem mexer com o coronel senao eu mando meu filho Marquinho matar todos que mexer no meu mandato....kkkkk agora aguenta a marretada cambada de puxa saco...tem que se lascar mesmo....e outra não vou fazer carnaval não ..vão pra puta que pariu mas dinheiro da prefeitura não....

    ResponderExcluir
  26. TOMARA QUE ELES NAÕ MEXAM COM QUEM TOMOU EMPRESTIMOS EM BANCOS DE FORMA FRAUDULENTA...MAFIANDO COM GERENTES DE BANCOS ...PORQUE AQUI EM ITABUNA TEM UNS CASOS DESSES..NEGUINHO SE ASSOCIA AO GERENTE..DA UM GOLPE MILIONARIO NO BANCO DEPOIS FICA TIRANDO UMA DE RICO COM ESSE DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  27. Esta faltando leitura por parte da maioria que fizeram os comentários. A POLICIA FEDERAL esta atras dos PROCESSOS DO PERIODO DE CLAUDEVANE, não tem nada haver com CUMA. Os pupilos de VANE OTTON e MARCOS CERQUEIRA que se cuidem ......

    ResponderExcluir
  28. Rick Mascarenhas postou no ipolitica que foi em Buerarema. Para quem não sabe ele participou do governo Vane e foi responsável pelo marketing de campanha.

    ResponderExcluir
  29. O novo presidente ainda nem entrou e as coisas já começaram o mudar, os envolvidos na quadrilha são eles: Alfredo Agle Santana Baracat, Antonio Baracat Rabin Neto, João Ricardo Guimarães Rabib, Washigton Luiz Nascimento, Everinaldo Silva Melo e Luiz Inácio Chaves de Castro.

    Formação de quadrilha e muito mais. Aquela papelaria ali no térreo do Trade Center é uma das envolvidas no esquema.

    ResponderExcluir