terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Bolsonaro diz que Funai vai sair da Justiça 'para algum lugar'

Bolsonaro diz que Funai vai sair da Justiça 'para algum lugar'
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta terça-feira (4) que a Funai (Fundação Nacional do Índio) vai para "algum lugar".

Atualmente, o órgão é vinculado ao Ministério da Justiça, que será ocupado a partir do ano que vem pelo ex-juiz federal Sergio Moro.

Como mostrou a Folha de S.Paulo em novembro, a proposta de mudança começou a ser discutida no governo de transição e tem gerado apreensão entre servidores, indigenistas, antropólogos e indígenas.

"A Funai vai para algum lugar. Acho que para a Agricultura não. Pode ir lá para Ação Social [ministério da Cidadania]", afirmou.

O maior receio era de que o órgão fosse transferido para alguma pasta controlada pelo agronegócio.

A Funai está vinculada à Justiça há mais de 30 anos.

No fim de semana, o presidente eleito voltou a reclamar da atual política indigenista e afirmou que vai "proporcionar meios para os índios" se "integrarem à sociedade".

Ele criticou a Fundação e disse que o órgão indigenista impede que o índio tenha "um tratamento adequado".

"O índio quer médico, quer dentista, quer televisão, quer internet. Vamos proporcionar meios para que o índio seja igual a nós", disse Bolsonaro.

20 comentários:

  1. bolsonaro DISSE QUE A FUNAI IMPEDE DO INDIO SE DESENVOVER !!! ENTÃO ELE VAI VAI CRIAR MECANISMOS PARA OS INDIOS SE DESENVOLVEREM, QUE BOM,ELE ESTA PREOCUPADO COM OS INDIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem não sabia disso ???? kkkkk essde cara além de ladrão , psicopata, ator do video da falsa facada, e palhaço também.

      Excluir
    2. O PRESIDENTE ESTA CERTO, INDIO NAO E MELHOR DO QUE O RESTANTE DO POVO BRASILEIRO, DIREITOS IGUAIS, NADA DE FARRA DE DINHEIRO, NADA DE ROUBO DE TERRAS ALHEIAS, NADA DE HOMICIDIOS E AMEAÇAS,NADA DE HOTEIS POR NOSSA CONTA, NADA DE FROTAS DE CARROS A DISPOSIÇÃO DELES COM COMBUSTÍVEL PAGO POR NOS, SEM FALAR NAS REGALIAS NOS HOSPITAIS QUE PASSA NA FRENTE DE QUALQUER PESSOA...índio É TÃO BRASILEIRO QUANTO NOS E TEM QUE TER TRATAMENTO IGUAL AO DEMAIS, INCLUSIVE DE TRABALHAR DURO COMO TODO CIDADÃO, COM EXERÇÃO DOS INDÍGENAS GENUÍNO QUE VIVEM EM ALDEIAS EM AREAS ISOLADAS QUE PRECISAM DAS FORÇAS ARMADAS PARA RECEBER RECURSOS, NÃO ESSA CORJA DE PILANTRA, VAGABUNDOS, QUE FICA VAGABUNDANDO E ROUBANDO OS OUTROS E SE INTITULANDO ÍNDIO, ESSES TEM QUE IR PARA A CADEIA...COMO SEUS PATROCINADORES QUE JA ESTAO LA DENTRO, COMO O NOVE DEDOS LADRAO SAFADO.

      Excluir
    3. ou ladrão de terras , vagabundo, das 17,36 hs, os índios são os legítimos dono da terra sim, vçs que são ladrões e não compraram nada e simplesmente invadiram e querem ser dono. se eu eleito fosse a primeira ação seria tirar vcs da terra dos índios e de criança a velho seriam fuzilados sem julgamento, eu tenho uma fazendas, e tenho o título de compra , eu paguei, e não fiz grilagem pra se dizer dono do que é dos utros. a sorte de vçs que entra ladrão iguais a vc como o psicopata e bandido do bolsonaro pra ajudar roubar também.

      Excluir
  2. O POVO QUE PERDEU ROÇA, SÍTIO E FAZENDA NA ÁREA DE BUERAREMA E PAU-BRASIL PARA ESSA TURMA DE VAGABUNDOS TRAVESTIDOS DE ÍNDIOS!!. ESTÁ NA HORA DE A GENTE SE REUNIR E ELEGERMOS REPRESENTANTES LEGAIS PARA INTERCEDER AO GOVERNO DE BOLSONARO EM JANEIRO DE 2019 EM FAVOR DA DEVOLUÇÃO DE NOSSAS PROPIEDADES!. ESSES VAGABUNDOS, LADRÕES PRECISAM SER EXPURGADOS POR ESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL!!!. VAMOS NOS UNIR MEU POVO!. FIQUEM ATENTOS!. VAMOS ORGANIZAR UM MOVIMENTO SOCIAL ENVOLVENDO TODOS OS PROPIETÁRIOS LEGÍTIMOS, AFIM DE QUE NOS MANIFESTEMOS ROGO À JUSTIÇA FEDERAL!. VOTAMOS NO MITO PARA ACABAR COM ESSA BAGUNÇA DESSES VAGABUNDOS!!!!. QUEREMOS A POSSE, A DEVOLUÇÃO DE NOSSOS BENS E PORTE DE ARMA...FUZIS PARA O HOMEM DO CAMPO, COMO FALOU O NOSSO NOVO PRESIDENTE!!!. VAMOS À LUTA MEU POVO!!!!!!!!!. VAMOS COMUNICAR A NOSSA AÇÃO AO MP, JC, JF E CÂMARA DE VEREADORES DESSAS CIDADES ENVOLVIDAS AFIM DE REAVERMOS O QUE DE NÓS FOI ROUBADO POR FALSOS ÍNDIOS DE "CABELO DURO"!... (BANDIDOS).

    ResponderExcluir
  3. Vai recomeçar a matança indígena em pleno século 21. E suas terras por direito serão tomadas pra virarem pasto, tudo isso graças aos bolsominions.

    ResponderExcluir
  4. Olha até que Bozo foi educado,disse q a funai vai para algum lugar e não que ia para a puta q o pariu kkkkkkkkkkk 500 anos de historia para que os verdadeiros donos da terra se tornarem brasileiros de vdd kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Os petralhas estão torcendo para que tudo que o novo presidente da República do Brasil, eleito pela maioria e sem golpe, não tenha sucesso em prol do povo brasileiro, que cansou da velha política, principalmente feita pelas organizações criminosas que estavam no poder o PT e o MDB, acabou seus babacas, vocês também são brasileiros se o Brasil afundar mais vai, ser ruim para todos nós, parem de mimimi e sejam mais otimistas, nem todos vocês tem apartamento em Paris como Chico Buarque, para ficar torcendo com o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. AGORA SIM! ENTENDI O PORQUE DE SE IDEALIZAR UM GOLPE CONSTRUÍDO NUM PICADEIRO COM TANTA DEZ-"GRAÇA", E AGORA DEPOIS DO DESFECHO DAS ELEIÇÕES JUSTIFICA TODO ESSE CIRCO, ERA APENAS PRA EMPREGAR UM PALHAÇO. SÓ QUE EM VEZ DE RIR O POVO GERAL VAI CHORAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já depositou na conta de ANDRADE......faz isso rápido pois ele tá em Nova York comendo no restaurante mais caro da cidade........e ta precisando de mais $$$$$$$$$$$$$ dos TONTOS..KKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  7. mais inteligente que ele , certamente são os que votaram nele. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC errou foi o que votou no Andrade e ta depositando na conta dele pra pagar os fornecedores de campanha ( quer dizer passear e gastar em restaurante caro em NY)................Falou isto aos babacas, qd perdeu a eleição, vou voltar a dar aula para pagar minhas contas...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  8. Manda sair prós quintos dos inferno índio no quer viver no mato pra q então Funai. Há desculpa epra poder ganhar dinheiro sem fazer nada e invadir as terras dos outros e ainda ser protegido

    ResponderExcluir
  9. Só falta juntar ao Ministério que representa as bancadas da bala dos latifundiários e dos chifres "Agricultura"!

    ResponderExcluir
  10. para qeum recalamava de Dilma que tinha muitos minsiterios,já fez o mesmo
    E ainad tem idiota que acha que existe oposição nesse país kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODEM CHORAR PETRALHAS, A MAMATA VAI ACABAR...CHEGA DE TANTO SANGUESSUGA...TEM QUE ACABAR COM TODOS ESSES MOVIMENTOS MENTIROSOS SO PARA ROUBAR O POVO, E OS COFRES PÚBLICO DO PAÍS. QUEM GOSTA DE DINHEIRO VÁ TRABALHAR, BANDO DE SAFADO SÓ ROUBANDO...JA CHEGA ESSES 13 ANOS EM QUE SE INSTITUCIONALIZOU A PROPINA E A CORRUPÇÃO, QUE PRATICAMENTE DESTRUIU O PAÍS.

      Excluir
    2. Vc tá maluco? Dilma tinha 36 ministérios. Bolsonaro vai ter 22. Vc fugiu da aula de matemática?

      Excluir
  11. Kkkkkkk otário das 05:02. O seu Bozo está nomeando mdb, democratas que estão envolvidos até o pescoço! E vc acha isso lindo né? Kkkkkkk piada viu.

    ResponderExcluir
  12. Você das 05:02 se o Pais afundar o culpados são os comedores de grama que votou nesse verme fascista. Eu acredito que daqui a seus messes você vai tá com pensamento diferente.

    ResponderExcluir
  13. OS VAGABUNDOS PIRAM SO DE OUVIR O NOME DO HOMEM KKKKKKKKKKKKKK CHORA MAIS DESGRAÇA

    ResponderExcluir