segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Bandidos invadem terreiro de Candomblé pela 1ª vez na Bahia


Ataques a tiros, com pedras e com sal; invasões de policiais militares e de bandidos; ofensas na internet. Os casos de intolerância religiosa na Bahia, que cresceram 124% entre 2017 e 2018, têm se manifestado de diferentes formas. Mesmo assim, a brutalidade na invasão de seis homens armados ao terreiro Ilê Axé Ojisé Olodumare, a Casa do Mensageiro, em Barra do Pojuca, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, foi episódio que não se tinha notícia na Bahia, nos últimos anos – vale lembrar que o candomblé era ilegal até a década de 1940 e que Jorge Amado foi o autor da Lei de Liberdade de Culto, em 1946. 

Na noite desse sábado (12), seis homens (ao menos dois deles armados) invadiram o terreiro, durante um culto sagrado a Oxalá. O babalorixá da casa e um fotógrafo foram agredidos com uma coronhada na cabeça, cada. Os bandidos ainda chegaram a tentar roubar celulares de pessoas que estavam incorporadas. De acordo com o professor André Nascimento dos Santos, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e integrante da Comissão de Terreiros Tombados, há notícias de um caso semelhante em Olinda (PE), no ano passado.

6 comentários:

  1. Foi roubar as macumbas kkkkkkkkk toma bando de macumbeiros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo até 220 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber como essas entidades que se dizem prever o futuro, não previu que os bandidos estavam chegando e deixaram seus "filhos-santos" expostos? Cadê os jogos de búzios e cartas?
    Eu mesmo respondo: Só existe um Deus que sabe do nosso futuro e os outros "deuses" não preveem nada. Busque ao Deus de Abraão, Jacó e Moisés, pois com fé Ele te dará o livramento. AMÉM!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito a os religiosos nesta crença , só que para mim , se estes guias protetores que são tão idolatrados por serem poderosos se fossem realmente poderosos , com certeza os clubes , o Bahia e o Vitoria , seriam os melhores clubes do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico admirado com as pessoas que comentam acima que se dizem religiosos ainda falam em nome de Deus se gloriando da desgraça alheia,só peço que Deus livre vcs de algo parecido ou pior rebanho de falsos profetas

    ResponderExcluir
  5. Tá fácil de resolver o problema.
    Joga macumba nos ladrões.

    ResponderExcluir